Como pesquisar no dicionário

 

Quando você clica em Pesquisar no menu, você pode acessar a função de pesquisa principal para o dicionário. Ali você poderá inserir no campo de pesquisa os termos que deseja procurar. Ao clicar no botão de pesquisa o programa irá procurar no dicionário as palavras que você digitou.

 

Explicação da ordem dos resultados de pesquisa

 

Webonary

Os resultados da pesquisa são ponderados para que as entradas com as quais uma pessoa seja mais provável que estejam interessadas irão subir ao topo dos resultados da pesquisa. Por exemplo, se "sal" for encontrado em uma palavra-chave, essa entrada subirá ao topo. Mas se "sal" for encontrado na definição de uma entrada, a palavra ocorrerá em um nível mais baixo na lista de resultados.

Os níveis são os seguintes :

  1. palavras-chave
  2. formas complexas de palavras-chave por exemplo, palavras compostas, formas derivadas, frases, etc.
  3. formas variáveis de palavras-chave
  4. definições de palavras-chave
  5. domínios semânticos, ou seja, categorias de significados de palavras-chave
  6. singular ou formas plurais de palavras-chave
  7. frases de exemplo

Se você receber muitos resultados de pesquisa, você pode limitar sua pesquisa usando as caixas suspensas para Idioma, ou parte da fala.

 

Procurando por palavras parciais

Você pode pesquisar partes de palavras. Se a sua pesquisa consistir em três caracteres ou menos, a pesquisa não irá prosseguir (devido à possibilidade de obter muitos resultados) e você receberá a mensagem :

 

Por causa da brevidade do seu termo de pesquisa, pesquisa parcial foi omitida.
Clique aqui para incluir a pesquisa através de palavras parciais.

Se você realmente deseja pesquisar um item tão breve, clique na mensagem e sua pesquisa prosseguirá.

 

Destaque dos resultados da pesquisa

Quando os resultados da pesquisa são exibidos, seu termo de pesquisa será destacado em azul claro. Isso permite que você veja de relance os resultados que contêm seu termo de pesquisa.

 

Os resultados da pesquisa são links

Quando os resultados da pesquisa são exibidos, você notará que a maioria dos itens são links. Se você passar o mouse sobre um link, ele será destacado com um sublinhado e o ponteiro do mouse mudará para um dedo pontiagudo. Você pode então clicar no link. Se o link for uma :

  • palavra de linguagem vernácula ou de glossing, então clicar exibirá todas as entradas de dicionário que contenham a palavra ou as palavras nas quais você clicou.
  • domínio semântico, em seguida, clicar exibirá todas as entradas de dicionário que tenham a mesma categoria de domínio semântico. (Veja abaixo as buscas de tesauro.)

 

Fazendo buscas de sinónimos (Nem todos os dicionários possuem esse recurso)

Às vezes, é útil encontrar palavras de significado semelhante. Isso é difícil de fazer em um dicionário impresso normal. Mas é muito fácil com Webonary. Isso ocorre porque todas as palavras no Dicionário são categorizadas em áreas de significado. Os lingüistas chamam essas áreas do significado Domínios Semânticos. Para encontrar palavras que pertençam ao mesmo domínio semântico, faça o seguinte:

  • Primeiro, digite uma palavra como ponto de partida.
  • Examine os resultados da pesquisa para a palavra que você digitou. Observe que a palavra está listada com um ou mais domínios semânticos. Esses domínios semânticos são mostrados assim: (sem. domains: Child)
  • Clique no nome de domínio semântico do qual você está interessado e o Webonary retornará todas as palavras no dicionário que estão relacionadas a esse domínio semântico.